segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ORAÇÃO

A oração é uma manifestação da religiosidade do Homem. A oração difere da prece (*) por ser geralmente espontânea e nascer no âmago de nosso ser, enquanto a prece obedece a palavras e chaves pelas quais buscamos forças para um trabalho ou ritual. Pela oração invocamos a Espiritualidade Maior, agradecendo pelo que nos foi concedido ou pedindo ajuda para nós ou para alguém ou algum espírito que está necessitado da força de uma oração, até mesmo um recém desencarnado A oração é a busca de Deus e precisa ser feita do fundo do coração, não precisa de muitas palavras e nem de qualquer encenação para alcançar a Divindade e gerar uma grandiosa força. Excluindo-se as orações ritualísticas - geralmente preces -, devemos evitar as orações memorizadas ou proferidas mecanicamente, sem sentimento ou com a atenção posta em outra direção. Um médico – Alex Carrel, Prêmio Nobel de Medicina – mente científica porém consciente do lado espiritual do Homem, escreveu: “A oração não é apenas um ato de culto. É, também, uma visível emanação do espírito de adoração do Homem, a forma de energia mais poderosa que ele é capaz de gerar. A influência da prece sobre o corpo e sobre o espírito é tão susceptível de ser demonstrada como a das glândulas secretoras. Os seus efeitos podem ser medidos em termos de resistências físicas aumentadas, em maior vigor intelectual, em vitalidade moral e em uma compreensão mais profunda das realidades nas quais assentam as relações humanas. Se vos afizerdes ao hábito de orar com sinceridade, vereis como a vossa vida se modificará profundamente. A oração marca, com sinais indeléveis, as nossas ações. Uma tranquilidade de atitude, um estado efetivo de repouso que transparece na fisionomia são, em geral, observados em todos os que enriquecem com tais poderes a sua vida íntima. A oração é tão real como a gravidade terrestre. Na minha qualidade de médico, tenho visto enfermos que, depois de tentar, sem resultado, os outros meios terapêuticos, conseguiram libertar-se da melancolia e da doença pelo sereno esforço da oração.(...)Só na oração realizamos aquela completa e harmoniosa conjugação de corpo e espírito que dá à fraca argila humana sua solidez inabalável. Toda vez que nos dirigimos a Deus, melhoramos de corpo e alma.” O Homem sincero e piedoso quando ora, mesmo em público, está a sós com Deus. A oração deve ser feita com consciência, com a porta fechada, como nos disse Jesus, isto é, neutralizando nossos sentidos para que toda nossa atenção esteja concentrada na oração. Jesus nos ensinou a necessidade da oração: a espontânea, para um contato individual com o Pai, e a ritual, inserida numa Lei; a oração de júbilo, de louvor e de ação de graças e a oração nos momentos de amargura, de súplica ou de reparação; oração na presença de outras pessoas ou a oração na solidão. Antes de produzir qualquer fenômeno, Jesus orava. Em Mateus (VI, 5 a 13), trecho do Sermão da Montanha, encontramos a orientação de Jesus: “E quando orardes não haveis de ser como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos Homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu aposento e, fechada a porta, ora a teu Pai secretamente. E teu Pai, que vê o que é oculto, dar-te-á a recompensa. E quando orardes, não faleis muito, como os gentios, pois julgam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não queirais portanto parecer-vos com eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes que vós lho peçais. Assim, pois, é que vós haveis de orar: ‘Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu reino. Seja Feita a tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso supersubstancial dá-nos hoje, e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém.’ Esse mantra universal, com pequenas alterações, contém todos os aspectos essenciais, tudo o que precisamos de nosso Pai Celestial, por entendemos como “pão nosso” as forças naturais e sobrenaturais que necessitamos para nossa evolução. Também é expressada a condição para obter nosso perdão divino: perdoarmos àqueles que nos ofenderam. E pedimos ajuda para que possamos resistir às inevitáveis tentações, que são oportunidades úteis para nossa evolução, para testar nossa consciência e nossa perseverança no Bem e na conduta doutrinária, mantendo-nos alertas. Conselho do Divino e Amado Mestre: ORAI E VIGIAI! Na Doutrina do Amanhecer muito usamos o Mantra Universal - o Pai Nosso - e a Oração de São Francisco, esta nos trabalhos de libertação.

PAI NOSSO - O MANTRA UNIVERSAL

PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU E EM TODA A PARTE,

SANTIFICADO SEJA O TEU SANTO NOME.

VENHA A NÓS O TEU REINO, SEJA FEITA A TUA VONTADE

ASSIM NA TERRA COMO NOS CÍRCULOS ESPIRITUAIS.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA DA-NOS HOJE, SENHOR,

PERDOA NOSSAS DÍVIDAS

SE NÓS PERDOARMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.

NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO E LIVRA-NOS DO MAL,

PORQUE SO EM TI BRILHA A LUZ ETERNA,

A LUZ DA GLÓRIA, DO REINO E DO PODER

POR TODOS OS SÉCULOS SEM FIM!

SALVE DEUS!

FONTE: http://valedoamanhecer.com.br/index.php?pagina=37

Nenhum comentário:

Postar um comentário